25 de fev. de 2015

Por que passamos os sinais errados a quem amamos?

"A Semiótica dos relacionamentos"




Você já parou para pensar em como as pessoas interpretam suas ações? Seus sinais? E a forma como você os expressa?
Nas relações entre as pessoas é comum acontecer o que eu chamo de "equívoco dos sinais".

Primeiramente, devemos entender que comunicação não é somente a fala ou a escrita, mas todas as formas de expressão, sejam concretas ou abstratas. Uma imagem, uma foto, um gestual, uma atitude, a forma como você se movimenta, se veste, anda, dança, as músicas que ouve, seus gostos... Tudo isso e muito mais completam um conjunto de formas e expressões que podem ser interpretados como "sinais" e são capazes de emitir mensagens suas a todo momento, criando o conhecemos por "imagem". Essa imagem que passamos aos outros.

E é a comunicação o elo principal de qualquer relação, capaz de causar sentimentos completamente antagônicos, desde a admiração extrema à discórdia e até ao ódio, ou simplesmente à indiferença. Os seres humanos possuem grande dificuldade em expressar e interpretar esses sinais dentro de uma relação. Somos todos iguais, mas somos todos diferentes, pertencemos a mundos, pessoas, e ambientes diferentes que se fazem presentes na maneira como percebemos um ao outro. E uma relação amorosa por si só já é repleta de complexidades e diversidades, portanto a comunicação deve ser estabelecida como base, sem ela não há sustento. 
Tente perceber os sinais que você transmite com um certo cuidado, pois as interpretações podem ser inúmeras e por conseqüência, totalmente equivocadas quanto à ideia original. Uma mesma palavra ou um mesmo gesto possuem interpretações distintas que condizem com a forma de pensamento natural e específico de cada um. E nem sempre isso fica evidente. As vezes realmente nos passa despercebido. 

É inerente a maioria dos seres humanos o erro dos sinais e é comum dentro de uma relação amorosa induzirmos ao equívoco, conscientemente, muitas vezes praticando o que podemos chamar de “jogos sentimentais”. Isso porque somos cheios de questionamentos, inseguranças, carências e no geral, temos dificuldade de demonstrar nossos sentimentos. Eu diria que a maioria de nós foi criada para não demonstrá-los. Mas o amor é mesmo algo grandioso e ele assusta. Quem já se feriu uma vez, tem medo e por conseqüência, tenta se “proteger” de alguma forma, afetando justamente o principal sustento da relação, a comunicação.

Se seu relacionamento não vai bem, esta falha pode ser a causa central.
Mas como resolver? Listei abaixo alguns tópicos que podem servir como um convite à percepção:

Pare e pense!
Tentar identificar como você está passando seus sinais ao outro é um bom começo, se o que você diz e faz é exatamente o que você pensa e sente. Se não é, realmente está passando uma imagem errada e corre um sério risco de estragar sua relação. 

Tenha clareza! 
Você não é necessariamente obrigado a falar ao "pé da letra" o que pensa ou sente, mas ações ou sinais que não deixam sombras de dúvidas transmitem segurança e por fim, permitem ao outro saber o que você quer, quais suas intenções e permite também que ele conheça sua verdadeira essência. Os jogos sentimentais podem ser desastrosos. Por isso tente se perceber. Resolver suas próprias dúvidas e indecisões é o caminho para ser mais assertivo.

Não se sabote!
Muitas vezes queremos demonstrar, expor sentimentos, nos expressar, mas por timidez, insegurança, baixa auto-estima, complexos, ou por milhares de outros motivos, nos fechamos à isso, agindo de maneira completamente contrária ao que desejamos passar, afastando quem amamos. Isso é a famosa auto-sabotagem e ela é com certeza sua maior inimiga.

Seja empático!
Tentar se colocar no lugar, tocar o mundo do outro, entender sua linha de raciocínio e de pensamento também são fatores importantíssimos pra se ter um bom diálogo na relação. A empatia é a alma de uma afetividade harmoniosa.

Esclareça!
Perguntar não ofende, diz o ditado. Não tenha medo de esclarecer diretamente suas dúvidas em relação aos sinais que você está passando e recebendo do outro. Isso evita uma “bola de neve” de mal-entendidos.

Silencie quando for preciso!
O silêncio também é um sinal e deve ser aplicado com sabedoria. Certos momentos não são ideais para se resolver aquele assunto que ficou pendente ou mal-resolvido, ou mesmo de agir. Experimente e perceba este momento. Não se precipite, a pausa é sempre uma aliada. Mas que dure o tempo que precisar, somente até a  “poeira” abaixar, nunca se deve arrastá-la pra debaixo do tapete.

Evite repetir os mesmos erros!
Assumir os erros é sempre um sinal de força, não repeti-los o tempo todo é sinal de sabedoria. Errar pode ser uma boa maneira de se auto-conhecer, portanto é inteligente enxergá-los e transformá-los em experiências positivas. Seja verdadeiro, essa é a maneira de se obter uma resposta igualmente sincera, e também a melhor forma de conhecer o outro, evitando cometer os mesmos erros e evitando outros erros futuros. O Bom relacionamento deve-se sustentar na verdade e na coragem.

Lembre-se, ninguém lê pensamentos. Portanto manter sempre um diálogo franco, sem meias palavras, por fim, é a melhor maneira de se chegar a um equilíbrio.
O mais importante de tudo é ser autêntico. Se você ama alguém de todo coração, seja você mesmo e não tenha medo de ser sincero. 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons

Esta licença permite a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais,
contanto que a obra seja redistribuída sem modificações e completa,
e que os créditos sejam atribuídos ao autor
Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional